quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Ocidentalidade


O presépio aqui de Nagoá de Vernã tem um aspecto um pouco ocidental, com estes protagonistas de pele clara num país onde a tez é claramente tingida pelo sol. Junte-se a isso as evidências de que Jesus teria a pele mais escura do que a maioria das suas representações religiosas e temos aqui um caso de ocidentalidade, onde costumes são influenciados por outras culturas, com crenças vincadas e bastante diferentes daquelas do país que as imita ou tenta imitar. Atenção: isto é uma invenção minha, com certeza.

A pele clara parece ter um certo simbolismo aqui. É costume os cremes terem propriedades que clareiam a pele (é difícil encontrar um que não tenha), a publicidade ser feita por personagens sorridentes e de pele mais branca do que é normal ver-se pela rua, e os padrões ocidentais serem ponto de referência ou comparação.

A telenovela que os Sena vêem cá é outro exemplo. As personagens têm aspecto europeu, incluindo olhos e cabelos claros, mas falam hindi. O dramatismo da telenovela é certamente europeu, com amores e desamores, intrigas provocadas por mulheres ciumentas e coisas do género que, por não perceber o que está a ser dito, posso apenas imaginar. Também me está a parecer que o costume de ver telenovelas é uma ocidentalidade. O mesmo acontece com o futebol. Se isto não são influências portuguesas em Goa, não sei o que são.

Vanessa

Sem comentários: