sábado, 30 de abril de 2016

Capela de Jesus de Nazaré, Siridão | Jesus of Nazareth chapel

Ali vista é magnífica, o ar é fresco e impregnado de misticismo como só os lugares cheios de história conseguem ser. A Capela de Jesus de Nazaré em Siridão fica no topo de uma colina com vista para a praia de Siridão, que já tinha visitado logo no início da nossa estadia em Goa, e faz lembrar as igrejas portuguesas.

No entanto, quase de certeza que não foi construída por portugueses, ou pelo menos não por portugueses católicos, já que há diversas provas de que tenha sido uma capela jesuíta. 

Não consegui fotografar a abóbada que fica por trás desta fachada (fachada essa que é uma extensão dessa abóbada), nem o interior com os cinco buracos na parede que se pensa terem sido feitos para guardar os rolos da Torah, nem os detalhes que remetem para a arquitectura das sinagogas.

Ficam estas fotografias superficiais da fachada católica, da forma como o sol se ia escondendo preguiçosamente lançando uma luz especial sobre a paisagem, do Cristo Rei, em miniatura comparado com outros pelo mundo mas que atrai jovens a tirarem selfies, daquela árvore frondosa que me cativou imediatamente e que o meu tio disse ser única em Goa e provavelmente plantada por portugueses, e daquela pequena ruína com ar histórico onde se vê encavalitado um tronco com raízes a abraçar as paredes que mal se sustêm.











Vanessa

Sem comentários: