sexta-feira, 3 de junho de 2016

Como Lidar Com a Rotina Pós Viagem em 3 Passos

Regressar de uma viagem será certamente um dos momentos mais difíceis da curta existência de tal privilégio, mas temos para si um método infalível em 3 simples passos para que volte a cair na rotina sem melancolias. Independentemente do destino, saiba que é mesmo possível abandonar o sentimento provavelmente não muito agradável que ataca incautos viajantes pelo mundo fora: o aborrecimento pós-viagem.

Deixe-se guiar por estes simples passos para ganhar de volta o seu direito a uma vida banal sem nada a reportar e volte a sentir-se um membro produtivo da sociedade, mesmo que isso signifique passar a vida a trabalhar para pagar impostos e pouco mais, constituir família e criar cidadãos que sigam o mesmo fantástico destino.

Não desespere e siga os seguintes passos:

Passo 1: Repita para si próprio que este período de tempo é uma mera passagem. Se pensar em passagem e automaticamente lhe apetecer comprar uma passagem de avião, ignore o impulso. Certamente tem visto demasiado telenovelas brasileiras. O termo em português de Portugal seria bilhete de avião. Repita quantas vezes forem necessárias, até interiorizar que está de facto num período transitório. Poderá ser necessário incentivar o cérebro com algumas doses de açúcar, gordura ou cafeína (provavelmente a santíssima trindade, se a viagem tiver durado mais de três semanas). Nada tema. Se tudo correr bem, no futuro ganhará coragem para queimar as calorias excedentes num dos 1000 ginásios perto de si por uma mensalidade pouco simbólica.

Passo 2: Pegue em todas as fotos que tirou enquanto esteve em viagem e queime-as numa cerimónia íntima se for introvertido. Se for extrovertido, convide todos os seus amigos e conhecidos e faça da queima das fotos um evento. Não se esqueça de recordar os seus convidados mais adeptos do álcool de que já está em vigor a carta por pontos e que a pontuação não se trata de um jogo. Não se esqueça de juntar as cinzas e atirá-las num local simbólico para que se lembre de que tudo o vento levou. Considere-se sortudo por ter viajado sem o avião se despenhar, o cruzeiro se afundar ou o veículo se desviar da rota. Da próxima vez que lhe apetecer viajar lembre-se de que isso é uma possibilidade plausível graças a um fenómeno chamado gravidade.

Passo 3: Nunca mais viaje na vida. Não há melhor forma de acabar com a nostalgia do regresso ao corre-corre e assegurar uma vida pacata, sem grandes surpresas ou sustos, sem motivação ou ânimo do que eliminar completamente a hipótese de alguma vez voltar a deixar o território que ocupa neste momento. Aproveite o Passo 2 para queimar também o seu passaporte ou cartão de cidadão. O primeiro para arrasar qualquer possibilidade de deixar o país no futuro, o segundo porque nada o distinguirá de todos os outros cidadãos no colectivo de que faz parte, não sendo por isso não necessária qualquer identificação. Fuja para sempre de termos como "low cost" ou "wanderlust" ou hashtags que normalmente acompanham fotos com destinos paradisíacos e para sempre regozije-se na sua própria miséria e auto-comiseração.

Nota do editor: Para uma maior eficácia poderá também ser necessário eliminar qualquer perfil que tenha em redes sociais, o que só lhe trará benefícios colaterais e mais tempo livre para ser produtivo.

Vanessa

Sem comentários: