terça-feira, 19 de julho de 2016

Onde compro os meus livros em inglês

Felizmente a Fnac tem uma selecção enorme de livros em inglês que são baratos. Há edições de livros clássicos da Penguin Books a 3 euros (às vezes menos), há outros a 5€, e há as edições da Woodsworth. Mas a verdade é que livros clássicos são um desafio, devido ao inglês arcaico e às expressões coloquiais.

Os livros contemporâneos em inglês da Fnac também costumam ser mais baratos do que aqueles em português, na ordem dos 10 euros. Ainda assim, a variedade começa a tornar-se escassa quando se lê frequentemente. Para leitores assíduos como eu, é importante que haja variedade e preços de saldo.

Por isso, a maioria dos livros contemporâneos, aqueles que não tenho urgência em ler, compro-os online no Book Depository ou no Better World Books. Nenhum dos dois cobra portes de envio. O meu preferido é o Better World Books e quando conhecerem as minhas razões, penso que vão gostar também.

Livro comprado, livro doado. Por cada livro comprado no BWB, um livro é doado aos parceiros, como o Books for Africa e o Feed the Children. Não posso garantir que seja verdade, mas por que não confiar? Já ia comprar os livros de qualquer forma. Assim sempre tenho mais uma motivação.

Adoro presentear livros do BWB e normalmente peço-lhes que enviem um cartão que diz que um livro foi doado com a compra. Torna-se um presente mais especial. Eles também fazem embrulhos por 3.99 dólares e imprimem uma mensagem de até 250 caracteres. Há ainda a possibilidade de oferecer vouchers a partir de 10 dólares.

Sustentabilidade. Por mais 0.05 dólares (sim, cinco cêntimos de dólar) é possível ajudar o BWB a investir na produção de energia eólica sustentável para compensar as emissões de dióxido carbono causados pela transporte dos livros comprados. Trata-se de uma forma de crédito sustentável.

Pechinchas. Além de podemos escolher o estado dos livros, dos novos, aos usados em mau estado, passando pelos usados em estado quase novo (há sempre uma descrição das condições), sendo que quanto mais gasto, mais barato fica o livro, há ainda as capas duras ou as edições de bolso ou áudio, bem como pechinchas (Bargain Bin em inglês) onde há promoções do género da que está em vigor agora, com 5 livros por 30 dólares.

O único senão de comprar no BWB é a demora. Os livros são entregues pelo carteiro aqui em Portugal cerca de um mês depois da compra, mas porque compro na BWB dos Estados Unidos. Há ainda uma versão britânica, que agora com o valor da libra é capaz de compensar e ser mais rápido na entrega. Eu cá não me incomodo. Assim tenho tempo para me esquecer a compra dos livros e quando os recebo parece natal.

Não vos vou maçar mais com detalhes sobre o BWB, porque quando me entusiasmo com uma coisa passo horas a desfiar argumentos como se estivesse no Prós e Contras da RTP. Deixo-vos com este link se quiserem conhecer a história do BWB, que é bem bonitinha, e com desejos de boas leituras.

Deixo-vos ainda com o email que o BWB envia quando a encomenda está em processamento, que é uma coisa super amorosa porque livros são a melhor coisa do mundo, empatados com comida e gatinhos:

"Hello Vanessa,

(Your book(s) asked to write you a personal note - it seemed unusual, but who are we to say no?)

Holy canasta! It's me... it's me! I can't believe it is actually me! You could have picked any of over 2 million books but you picked me! I've got to get packed! How is the weather where you live? Will I need a dust jacket? I can't believe I'm leaving Mishawaka, Indiana already - the friendly people, the Hummer plant, the Linebacker Lounge - so many memories. I don't have much time to say goodbye to everyone, but it's time to see the world!

I can't wait to meet you! You sound like such a well read person. Although, I have to say, it sure has taken you a while! I don't mean to sound ungrateful, but how would you like to spend five months sandwiched between Jane Eyre (drama queen) and Fundamentals of Thermodynamics (pyromaniac)? At least Jane was an upgrade from that stupid book on brewing beer. How many times did the ol' brewmaster have one too many and topple off our shelf at 2am?

I know the trip to meet you will be long and fraught with peril, but after the close calls I've had, I'm ready for anything (besides, some of my best friends are suspense novels). Just five months ago, I thought I was a goner. My owner was moving and couldn't take me with her. I was sure I was landfill bait until I ended up in a Better World Books book drive bin. Thanks to your socially conscious book shopping, I've found a new home. Even better, your book buying dollars are helping kids read from Brazil to Botswana."

Vanessa

1 comentário:

Fantasy book club disse...

Olá, paga-se taxas aduaneiras pelo BWB?