terça-feira, 2 de agosto de 2016

Nervos gramaticais

Erros ortográficos dão-me um arrepio na espinha.
Más conjugações são coisa do demónio.
Concordâncias que discordam fazem mal a esta alminha.
O mau português causa-me pandemónio.

Falta-me paciência para a má escrita.
Não tenho tolerância para falta de acentuação.
Tudo isto me deixa a cabeça frita.
Abrir as redes sociais até causa aflição.

Já se escrevia mal antes do acordo ortográfico.
Agora ainda é pior e ninguém se entende.
Os erros já são fenómeno geográfico.
O português anda mal e o pessoal não aprende.

Vírgulas e pontos finais são simples de usar.
Quem só usa maiúsculas precisa é de um megafone.
Há dicionários na internet, é só procurar.
Não é desculpa o teclado do telefone.

O português é um sistema complicado.
Mas há que escrever com algum brio.
Simplificar as frases ajuda um bocado.
Depois basta ler de fio a pavio.

Fez sentido ou ficou esquisito?
Se calhar podia melhorar a gramática.
Basta querer escrever bonito.
Para o resto é só juntar prática.

Ler um livro de vez em quando ajuda.
Vá lá, não sejas preguiçoso.
Se nada fizeres, o mau português não muda.
Um sujeito mau escritor torna-se duvidoso.

Sem comunicação não há economia.
Por isso, vamos todos ajudar Portugal.
O saber nunca é em demasia.
Escrever bem nunca fez mal.

Vanessa

Sem comentários: