terça-feira, 11 de outubro de 2016

Como Ler Mais e Melhor em 5 Passos

A leitura é uma necessidade humana a nível mental que contribui para uma vida saudável. No entanto, no corre-corre diário e com muitas outras necessidades a exigir tanto do nosso tempo, torna-se difícil encontrar espaço para a leitura. Aqui estão cinco passos simples para conseguir ler mais nos dias que correm.

1. Adquira livros. Físicos ou digitais, da biblioteca ou de uma loja (física ou online).

2. Desligue os aparelhos que o ligam à internet.

3. Comprometa-se a pelo menos meia hora de leitura diária.

4. Aproveite todos os espaços de tempo disponíveis para ler.

5. Leia, de facto.

Não basta apenas ler em quantidade. É preciso também ler em termos de qualidade. Para isso, é preciso não perder tempo e ao mesmo tempo aproveitar o que tem disponível para extrair da leitura o máximo que conseguir. Eis cinco passos para conseguir ler melhor que o ajudarão também a ler mais.

1. Elimine a leitura silábica. Ler sílaba a sílaba em vez de palavra a palavra torna-se um empecilho para quem pretende ler mais e melhor. Foque-se nas palavras e, se puder, em conjuntos de palavras.

2. Leia mais rápido. Ler em voz alta ou mentalmente (subvocalização) reduz a velocidade de leitura. O truque é apenas imaginar o que se está a ler, juntamente com o ponto anterior, para ler mais rápido.

3. Diminua o movimento de olhos. O movimento dos olhos pode atrasar a rapidez de leitura. Por isso, tente afastar a página do olhar de modo a conseguir ler grupos de palavras de cada vez.

4. Escolha livros dos seus géneros preferidos, mas mantenha uma selecção variada. Manter a actividade dinâmica é uma forma de motivar a sede de leitura. Depois de sistematizar os métodos de leitura e eliminar distracções será mais fácil focar-se e querer ler mais e melhor. Querer é poder.

5. Se nada resultar, leia na mesma. Parar de ler nunca é opção.

NOTA: Alguns destes conselhos são claramente irónicos. Outros são baseados em estudos científicos feitos por especialistas na matéria. Gosto de misturar as coisas. Boas leituras.

Vanessa

Sem comentários: