segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Os meninos deviam saber fazer tarefas domésticas

Uma mãe dos Estados Unidos, que participou no programa 16 and Pregnant da MTV (mas agora com 22 anos), partilhou no Facebook fotos do filho a cozinhar e a arrumar a loiça com um texto a explicar que os meninos deviam ser ensinados a fazer as tarefas domésticas, não só as meninas, para seu bem individual e para bem da sociedade. A opinião vai ao encontro daquilo que sempre pensei sobre o assunto.

Todos os meninos que já conheci tiveram de aprender as tarefas básicas da vida à força mais tarde e ainda que um ou outro diga que só se aproveitou da mãe porque ela própria fazia questão ou pelos menos deixava, eu cá acho que o nível de eficiência depois da aprendizagem tardia não é o mesmo de quem se habituou desde pequeno a fazer as coisas sem ser sob a alçada da mãe. Nota-se pelo estado da cozinha depois de por lá passarem ou do tempo demorado a limpar ou do tempo total a fazer coisas simples.

A publicação da mãe norte-americana gerou concordância, mas também contestação. Fora os comentários parvos de quem não tem mais o que fazer, um ou outro levantou uma questão importante: o de as meninas também ficarem com lacunas na aprendizagem por não serem ensinadas outras tarefas domésticas mais pontuais, como a reparação de equipamentos, ou outras como mudar um pneu. Concordo.

Eu cá não sei nada de jeito em termos de bricolage, o que é uma pena porque dá tanto jeito como saber cozinhar. Por outro lado, se formos a ver, se as meninas forem ensinadas, como eu fui, a cozinhar e limpar e coser e passar a ferro, além do tempo para a brincadeira e para o estudo, não sobra muito mais tempo para aprender as tais coisas pontuais. Por outro lado ainda, o que é pontual não é tão frequente quanto o que é necessário e felizmente hoje em dia há o Google e o YouTube para nos ensinar quando é preciso.

A ter de escolher, eu preferia aprender as tarefas domésticas frequentes. Dão muito jeito, para o menino e para a menina. Quanto às outras tarefas, felizmente há sempre meninos dispostos a fazê-lo e muitas vezes apenas a troco de uma refeição. Faz-se ali uma troca e ficamos logo quites e toda a gente vive feliz.

Sem comentários: