segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Ganhar dinheiro na internet | É possível?

"Como ganhei X em X dias, a trabalhar a partir de casa." São quase sempre assim aquelas mensagens de spam que se vêem em caixas de comentários ou no título de artigos em sites e blogs duvidosos. Embora os números sejam sempre exagerados, ganhar dinheiro online não é absurdo. Afinal de contas, quem tem ligação à internet, tem um mundo no computador. E hoje o dia o mundo não é apenas feito de locais físicos.

Há três formas de rendimento na internet:
1. Trabalho online: seja pela angariação de clientes num site pessoal ou obtenção de projectos em sites de trabalho. X número de horas valem X ou X projecto final vale X.

2. Rendimento passivo: obtido através de lucros gerados por publicidade em páginas que tenhamos criado, ou pela venda de produtos (livros, bijutaria) e serviços (cursos, consultoria) que criámos uma vez e vão rendendo.

3. Zona cinzenta: chamo-a assim porque há sempre formas variadas de obter rendimento pouco convencionais mas eficazes que contêm um pouco de um ou dos dois pontos anteriores, como jogos online, incluindo casinos, vídeos no YouTube, PCP (pay per click), venda de likes no Facebook, inquéritos, etc.

É claro que o nirvana é a combinação das três formas, com uma pitada de paciência para estudar todas as opções e outra de tempo para criar uma personalidade online que seja confiável. Tendo experimentado exemplos das três, concluí que o trabalho online é a forma mais segura e produtiva de rentabilizar a internet.

Por que razão prefiro o trabalho online? Em primeiro lugar porque o único risco é a perda de tempo, seja com sites que não são como parecem ou clientes que querem produtos mas não querem pagar. Em segundo lugar, porque não envolve investimento financeiro e se envolver, desconfiem e/ou fujam.

Terceiro, porque não há nada como o trabalho. Toda a gente sabe que não existem milagres e que o dinheiro não cai do céu. O rendimento passivo pode ser demorado e na zona cinzenta abundam oportunidades para se perder tempo, e esperemos que apenas tempo e não dinheiro. Por isso, eu voto no trabalho.

É possível ganhar dinheiro na internet e fazer isso a tempo inteiro. É preciso investir tempo e ter muita disciplina para o fazer, mas por exemplo para quem está desempregado, tempo não falta para experimentar e a internet é já quase uma necessidade básica hoje em dia e é possível aceder ao mundo online de várias formas.

Não acreditem é que seja possível fazer um milhão, muito menos em tempo recorde, ou que haja almoços grátis, como se diz, ou que existam formulas mágicas para o fazer. Trabalhar dá trabalho.

Vanessa

Sem comentários: