quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Os oito magníficos (que têm mais dinheiro que metade da população mundial)

Oito pessoas detêm mais riqueza acumulada do que 50% da população mundial. São eles Bill Gates, Amancio Ortega, Warren Buffett, Jeff Bezos, Carlos Slim, Mark Zuckerberg, Larry Ellsion e Michael Bloomberg.

Se antes se especulava que o fosso entre ricos e pobres estava a crescer, ficou agora evidente, já que em 2010 era necessário somar o património dos 43 mais ricos para perfazer os mesmos 50%. 

A Oxfam, organização contra a pobreza responsável pelo estudo com tão deprimente conclusão, defende que sejam abolidos os "benefícios fiscais aos mais ricos" assim como defende "o fim dos pagamentos desproporcionalmente elevados das empresas aos accionistas mais ricos", reporta o Jornal de Negócios.

Tenho a dizer-vos que este jogo de Monopólio já não está a ter piada nenhuma. Ou os dados estão viciados ou o responsável pela banca está a fazer batota. Ou então há um erro qualquer no Matrix (isto soa tão melhor em inglês). Se o mundo fosse um computador, acho que estaríamos perante um ecrã azul. O mundo transformou-se nos Jogos da Fome. Qualquer dia será tipo o Elysium. Preferia que fosse tipo o Star Trek, mas sem os conflitos. Serei sempre uma Divergente, mas não posso fazer nada senão o mesmo que as personagens do 1984 de George Orwell: resignar-me. Chama-se a isto O Triunfo dos Porcos. Que Admirável Mundo Novo.

Vanessa

Sem comentários: