quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Prazer peculiar I

Tenho de falar e pensar em mais coisas boas. Essa coisa da gratidão. Vou começar por uma coisa peculiar que todos os dias (úteis) me dá prazer. E tem que ver com trabalho. Não, não é a hora de saída, porque isso é uma miragem para quem trabalha em casa. Também não é a hora de almoço ou a de jantar.

Esta coisa de que falo vem no seguimento da escrita de páginas e páginas de texto corrido, tipo umas 20. Então, teclo e teclo e teclo sem nunca pressionar o enter até ficar com um bloco de texto gigantesco. Às vezes até diminuo a resolução para ver as letrinhas a formar um rectângulo quase massivo distribuído pelas páginas.

Este passo é importante para ganhar perspectiva. Tipo, "Ena, já trabalhei imenso". Mas também porque faz com que o passo seguinte seja ainda mais prazeroso. O tal prazer peculiar que deu mote a este post.

Consiste em dividir o imenso bloco de texto em pequenos blocos, não muito longos. Isto já faço com uma resolução normal. Vou revendo o trabalho e vou usando o enter para espaçar os bloquinhos.

Quase me dá arrepios.

É como se nunca fazer parágrafos aumentasse a tensão, tipo aquelas cenas nos filmes de terror, antes de um susto, quando a banda sonora se transforma em som gutural ou silêncio, e depois cada enter fosse o pós-susto.

Quanto menos dentes de cavalo tiver, mais prazerosa é a tarefa. O que são dentes de cavalo? Explico numa próxima, que isto é um post sobre coisas boas e se há coisa boa é ver um bloco de texto ser parcelado.

É uma tarefa altamente entusiasmante, tipo aquela moda de usar uma faca em ponto de ebulição para cortar cenas e fazer vídeos só disso. Mas isto é mais do que isso para mim. É como uma pequena meditação. Ou um chocolate. Ou café. Pena que ainda ninguém faz vídeos de blocos de texto a serem editados.

Por aí, alguém com um prazer peculiar?

Vanessa

Sem comentários: