quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Os cães azuis de Bombaim

Segundo várias notícias, desde 11 de Agosto têm-se avistado cães com uma tonalidade azul em Bombaim, na Índia. Alegadamente, a culpa é de uma fábrica de detergentes que despeja no rio Kasadi, frequentado por animais de rua, os resíduos da sua produção. O que inclui corante azul. Atentem à ironia de uma empresa que fabrica produtos de limpeza a sujar um rio e a manchar literalmente a sua própria reputação.



A área em questão, o complexo industrial de Taloja, é habitada por 977 fábricas de produtos químicos, farmacêuticos e alimentares, segundo a organização sem fins lucrativos Watchdog Foundation. A fábrica em questão foi encerrada pelas autoridades e os cães foram analisados pela autoridade protectora dos animais de Mumbai, segundo a qual dois banhos foram suficientes para o corante azul sair e os cães estão aparentemente saudáveis, depois de analisados os níveis de toxicidade do seu pêlo e o seu estado de saúde em geral.

Estima-se que existam 30 milhões de cães na Índia e que mais de metade sejam cães de rua. Em Maio o governo indiano aprovou uma série de leis que protegem vários animais domésticos ou vadios.

Devíamos agradecer a estes cães por lançarem um alerta importante para os indianos e para o resto do mundo ao porem a sua própria pele inadvertidamente em risco. Agora o desafio é outro. O fecho de uma fábrica na Índia pode ter consequências mais graves do que aqui, porque as fábricas funcionam graças a pessoas que delas dependem e muito, e além disso o fecho apenas desta com certeza não será suficiente para reverter os dados de 977 entidades tão perto de uma fonte de água, quer lá despejem directamente resíduos ou não.

Este é um problema com raízes profundas com vários culpados, incluindo o Ocidente. Não esqueçamos que é do outro lado do mundo que se produzem muitos dos bens de consumo daqui, precisamente porque o preço a pagar, literal e metaforicamente, é aparentemente mais baixo para nós. Apenas aparentemente. Afinal de contas, qualquer catástrofe natural ou de origem humana em qualquer parte do mundo... aliás, o mero bater de asas de uma borboleta seja onde for pode ter consequências sérias a quilómetros de distância, diz a Teoria do Caos. Hoje são os cães azuis, que felizmente em princípio são protagonistas de uma história com final feliz.

Mas amanhã o que será?

Vanessa

Sem comentários: