terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Há algo na minha cara

Não tenho habilidade para ser vendedora. Já trabalhei num call center e pus à prova a minha capacidade de persuasão. Tenho quase nenhuma. No call center telefonava para empresas e oferecia jornais. Era gratuito. Ainda assim, era difícil as pessoas aceitarem. No entanto, é frequente ser a escolhida por pessoas que necessitam de informações sobre produtos. Tenho uma amiga que é do norte, vive em Lisboa, e é constantemente abordada por pessoas que precisam de indicações. Já eu sou questionada sobre produtos e preços de produtos e se os produtos são os mesmos do panfleto e se os produtos são aqueles que estão em promoção.

Sempre pensei que tenho não tenho uma daquelas caras, sabem? Não me parece que tenha uma aparência particularmente convidativa a estranhos. Mas devo ter, porque umas três ou quatro vezes por semana há pessoas a perguntarem-me coisas sobre coisas que não me pertencem. Talvez tenha cara de funcionária. Não é por não haver outras pessoas por perto. Já aconteceu estarem funcionários num raio de três metros.  Não é por a minha roupa se assemelhar à farda do sítio onde estou. Raramente uso as cores mais comuns das fardas dos funcionários. Verdes garridos, vermelhos vivos, azuis petróleo. Talvez seja por nada em especial.

Quando era adolescente, ajudei certa vez uma senhora idosa que não sabia ler e ela ficou minha amiga. Hoje em dia não se criam laços tão facilmente, parece-me. Eu era amiga da senhora dos gatos, da senhora que não sabia ler, de vizinhos, e quando era criança era amiga de outras crianças. Agora as relações são cordiais mas afastadas. Cada um por si. Excepto no que toca a pedidos de informação. Aí pareço ser a eleita. Quando trabalhava em jornalismo, talvez isso estivesse a meu favor. Em retrospectiva, se calhar era pelo meu aspecto receptivo a pedidos de informação sobre produtos que as pessoas aceitavam ser entrevistadas por mim.

Seja como for, agora é-me fácil fazer boas acções porque as oportunidades simplesmente surgem. Se há produtos por perto, há pessoas que precisam de ser esclarecidas sobre alguma coisa. E lá estou eu para ajudar. Talvez seja altura de começar a solicitar comissões ou usar isto a meu favor.

Vanessa

Sem comentários: