quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Introversão e timidez

Uma pessoa introvertida pode ou não ser tímida. Uma pessoa tímida pode ou não ser introvertida. Quando era mais nova tomavam-me por tímida. Na verdade era introversão. Passo a explicar.

O tímido pode ser envergonhado, sofrer de ansiedade social, ser inseguro. Os introvertidos que não são tímidos não têm problemas em interagir, mas se puderem escolher, escolhem a solidão.

O tímido não lida bem com grupos de pessoas. Há sempre o receio de se tornar o centro das atenções. Para o introvertido, a multidão é sinónimo de muita confusão. È preciso um certo estado de espírito para isso.

O tímido não gosta de falar presencialmente nem por telefone, mas por insegurança ou embaraço. O introvertido muitas vezes não gosta de falar porque não vê objectivo em conversa fiada ou superficial.

O tímido não gosta de estar com pessoas e sente-se mais confortável em ser anti-social. O introvertido mais depressa é extremamente selectivo do que anti-social, mas às vezes pode ser os dois.

O tímido prefere não interagir para não ter de lidar com a ansiedade. O introvertido muitas vezes até gosta de interagir, mas precisa de tempo sozinho antes e depois para se preparar e depois para se revigorar.

Vanessa

Sem comentários: